Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Informador

Pensamentos que podem ser de qualquer um!

Preconceitos para com a ficção nacional

30.09.15Publicado por O Informador

A velha história repete-se ano atrás de ano, década após década, tendo a certeza que por muito caminho que se percorra pelos próximos tempos no campo da ficção nacional o preconceito para com a mesma irá sempre existir por uma grande parte de grupos sociais que muitas vezes assistem mas recriminam e criticam quem faz e admite tal facto. 

Desde os primeiros anos em que a televisão em Portugal começou a apostar em produção própria e deixou a importação de produtos do género para trás que as vozes se começaram a levantar por tal opção não ser a melhor e por tudo parecer amador no que é feito por cá. Digamos de passagem que esses tempos primórdios já passaram e nos dias que correm os principais canais generalistas apostam nos nossos atores para elaborarem histórias bem portuguesas e onde o país é mostrado não só a nós mas cada vez mais ao mundo que compra o que é feito neste canto da Europa. 

Já ganhamos prémios com as nossas novelas e poucas séries, já abrimos as portas para a exportação, lançamos estrelas para a ficção mundial e mesmo assim muitos continuam a não dar valor ao que de bom é feito por cá, muitas vezes sem verem para tentarem sequer entender tais factos. A nossa ficção evoluiu, não é mais a que foi feita no tempo do Anjo Selvagem que durou eternidades com a mesma história para lá e para cá. Agora existe conteúdo, existe continuidade e bastantes enredos que se vão cruzando numa trama que não está estática e fechada. As novelas dos dias de hoje têm tudo em aberto, com entradas e saídas de personagens a qualquer momento para que tudo possa ser alterado como uma lufada de ar fresco. 

O mais engraçado em alguns casos de quem critica sem fundamentos reais é perceber que por vezes assistem a novelas brasileiras ou a séries sem ponta onde pegar e depois criticam o que é nosso e capaz de surpreender. Se lá fora aplaudem cada vez mais as novelas dos tugas, então qual a razão para os espetadores tugas as criticarem? Uma questão de não nacionalismo, como acontece em tantos casos por estes lados!

12 Comentários

Comentar Post