Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Informador

Parcerias

Ser blogger em Portugal começa a ser visto como um modo de influenciar os leitores e a partir do momento em que as empresas com as suas marcas começaram a perceber isso, as parcerias têm vindo a aumentar, aparecendo como um modo de provocar as vendas perante o consumismo. Tenho parcerias e quem me segue percebe isso perfeitamente, no entanto não minto em relação ao que acho sobre o produto em si! Se gosto, gosto! Se não gosto, não gosto! Mas nem todos os bloggers funcionam assim!

Vejo por ai muito boa gente, com parcerias de anos, algumas as mesmas que as minhas ou ainda mais diversificadas que cometem erros atrás de erros com o que fazem com os acordos que mantém e ao que parece continuam porque nada lhes é dito acerca do que (não) fazem.

Primeiramente vou falar do meu caso, ao ter uma parceria e ao receber um produto de alguma marca, primeiro tento sempre mostrar assim que o recebo pelas redes sociais, mas não me fico por ai, ao contrário do que vejo acontecer constantemente. Recebo o produto, seja ele qual for, mas vou dar o exemplo dos livros por ser o mais fácil neste caso de falar a nível pessoal. A editora envia as suas novidades, combinadas ou não previamente comigo e dentro dos meus gostos. Chega o livro a casa, mostro o exemplar e o mesmo fica em espera para ser lido mas é lido e comentado no blog uns dias ou semanas depois, não ficando eternamente numa estante esquecido após ter mostrado uma mísera imagem pelas redes sociais em como o recebi e ponto final. Não, isso não é ético e isso não é mostrar capacidade para assumir uma combinação, tanto que já existem editoras a rever e todas o deveriam fazer, as suas parcerias junto de bloggers que se restringem a pousar os livros para a objetiva e de imediato os colocam a um canto sem mais lhes pegarem para terem uma opinião pessoal a defender acerca dos mesmos pelo blog. 

Para que as editoras quererão manter um contacto mais estreito com um blogger que gosta de ler se essa pessoa se resume a mostrar a capa e contracapa da obra e nem a lê para ter uma opinião a dar sobre a mesma? Não percebo sinceramente quem o faz há anos e que continua a ter o que bem quer e parece mostrar que esse é o caminho correto. 

Uma parceria tem de resultar da boa vontade dos dois lados e não somente se ficar por demonstrações como se fossem cartazes publicitários à beira da estrada onde os consumidores ficam somente com uma imagem na cabeça e terão de procurar uma opinião por outro local porque dali não tiram mais nada. 

Existe uma outra questão entre parcerias e bloggers... A falta de verdade nos comentários quando são feitos! A pessoa recebe o produto e os que opinam acerca do mesmo sabem do que falo, e por vezes é notório que esse mesmo produto não é do agrado do blogger, no entanto e para que não percam parcerias o que vão fazer? Pois bem, remetem-se a bajular para que não corram o risco de deixarem de receber as próximas novidades e lançamentos. Eu, confesso, que no início de ter blog achava que esse era o caminho mas aos poucos fui percebendo que a verdade é importante acima de tudo, para mais quando o leitor não é parvo e começa a perceber que para certos bloggers tudo é bom e perfeito e que nada está fora do seu agrado. Não se limitem a dizer bem, sejam sim é sempre sinceros com as vossas opiniões porque é com isso que ganham seguidores que irão confiar no que dizem. Se não o fazem com receio de perderem parcerias é porque não estão confiantes acerca do vosso projeto. Quanto às marcas terão de aceitar a opinião que é dada porque um produto pode não resultar junto de mim, mas o próximo poderá conquistar.

A questão das parcerias tem muito para ser debatido ainda e um dia destes voltarei ao assunto!

 

14 Comentários

Comentar post