Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Informador

O preço da literatura

Que em Portugal o preço dos livros é exagerado já não tinha grandes dúvidas, agora perceber que por Espanha o mesmo livro, em versão espanhola, com uma capa praticamente igual e o mesmo tipo de edição, custa menos de metade do valor pedido nas livrarias portuguesas deixou-me de olhos em bico.

Como se conseguem ter preços tão baixos em terras espanholas e depois pelo nosso país a literatura tem valores exorbitantes? Queixam-se que os portugueses não lêem e não têm cultura, mas depois também praticam valores bem acima da média na União Europeia, querem o quê? Milagres? Isso não me parece que aconteça sem a ajuda da grande irmandade!

Compreendo que os custos sejam maiores que os do país vizinho, mas também não percebo como eles têm ordenados acima da nossa média e depois conseguem ter este tipo de produtos com um valor bem melhor que nós.

Assim se percebe que a literatura não é nem nunca será igual para todos, quer seja pelo seu valor monetário ou por questões culturais, políticas e linguísticas! As diferenças existem e mesmo sendo incompreendidas por muitos assim continuarão a permanecer!

O que se pode fazer para ter em Portugal boa literatura e a menores preços? Parece que nada porque tudo irá continuar como está onde a crítica revela que se anda a ler pouco mas depois as editoras não conseguem baixar os valores dos seus lançamentos!

O preço dos livros é uma boa questão que os nossos ministros podiam rever a bem do futuro cultural dos portugueses!

2 Comentários

Comentar post