Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Informador

Nome secreto da Gruta do Sangue

gruta do sangue.jpg

 

Visitar Tomar significa ter de subir ao Castelo para percorrer os inúmeros corredores do Convento de Cristo, no centro histórico procurar as Igrejas de São João Baptista e Santa Maria do Olival, sem esquecer a Sinagoga e Museu Luso-Hebraico Abraão Zacuto e a Mata Nacional dos Sete Montes, entre outros locais simbólicos da cidade. No entanto é mesmo pela Mata Nacional que vos quero mostrar algo mais, a Gruta do Sangue que para alguns tem uma alcunha bem particular e por isso a ter procurado no local? Na verdade, e após pesquisa online, não encontrei qualquer explicação para este nome ser atribuído ao local, no entanto antes de fazer a visita já me tinham informado sobre tal designação.

Antes de seguir até Tomar para um fim-de-semana longe da rotina, fiquei a saber que a dita Gruta do Sangue, que também é fonte durante os meses de Inverno, tem um nome popular meio travesso, embora não tenha nada atravessado. Então não é que a Gruta do Sangue, situada bem perto da entrada da Mata central da cidade, foi popularizada por alguns como a Cona da Bruxa? Sim, este mesmo nome que até deixa qualquer um de tez avermelhada quando o entoa. 

Não consegui confirmar esta designação em Tomar, no entanto o nome chegou-me aos ouvidos e por lá andei em busca da Gruta perdida entre os trinta e nove hectares desta mata recheada de carvalhos, ciprestes, oliveiras e uma diversidade de plantas que ajudam a encontrar o ponto perfeito para desfrutar e respirar em boas condições.

Com ou sem alcunha, a Gruta do Sangue existe e tem realmente um aspeto que pode ter diversas interpretações! Cada qual com a sua e a bruxa com a própria!