Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Informador

Pensamentos que podem ser de qualquer um!

Música em Palco de regresso ao Teatro Aberto

16.09.14Publicado por O Informador

Música em PalcoMúsica em Palco, o conjunto de concertos que tem enchido a Sala Azul do Teatro Aberto ao longo da sua temporada de 2014 está de regresso, depois de umas semanas de interrupção para as férias de Verão. Nos próximos dias 19 e 20 de Setembro a programação de Música em Palco é retomada com dois concertos pelas 21h30. A modernidade de Krenek é revelada em Livro de Viagem pelos Alpes Austríacos, no dia 19, sendo que logo no dia seguinte será a vez de Viagem de Inverno, de Schubert a estar no palco lisboeta. 

Com direcção musical a cargo de João Paulo Santos, que também está ao piano, e com a voz de Luís Rodrigues, as sessões de Música em Palco estão assim de regresso ao Teatro Aberto, num convite único à nação!

Viagem de Inverno - João Paulo Santos, Luís Rodrigues 5

19 DE SETEMBRO

LIVRO DE VIAGEM PELOS ALPES AUSTRÍACOSReisebuch Aus Den Österreichischen AlpenRelato de viagemde Ernst Krenek (1900-1991)

Esta viagem [pelos Alpes Austríacos] foi especial. Acho que foi a primeira vez na minha vida que uma obra foi inspirada de uma forma tão clara e directa por uma experiência vivida. Poucos dias depois do regresso a casa, comecei a compor o Reisebuch aus den österreichischen Alpen [Livro de viagem pelos Alpes Austríacos] e, em vinte dias, acabei as vinte canções, escrevendo os textos ao mesmo tempo que compunha a música, como estava habituado a fazer com as minhas óperas. (...) Musicalmente, estas canções marcam o apogeu do meu "regresso" a Schubert.

Excerto de Ernst Krenek, Im Atem der Zeit. Erinnerungen an die Moderne, Hamburg, Hoffmann und Campe, 1998, pp. 711-714.

20 DE SETEMBROVIAGEM DE INVERNOWinterreiseRelato de viagemde Franz Schubert (1797-1828)

[Schubert] Cantou então para nós, com comoção na voz, toda a Viagem de Inverno. Nós ficámos espantados com aquela atmosfera lúgubre, e Schober disse que só tinha gostado de uma canção, A tília. Ao que Schubert respondeu: "Eu gosto mais destas canções do que de todas as outras e, um dia, vocês também hão-de vir a gostar." E tinha razão.

É assim que Josef von Spaun, um dos amigos de Franz Schubert, recorda a primeira audição das canções de Viagem de Inverno.

Piano e direcção musical

JOÃO PAULO SANTOS

Solista

LUÍS RODRIGUES

CLASSIFICAÇÃO

M/6

HORÁRIO

21h30 – Sala Azul

BILHETEIRA4ª a sábado das 14h às 22h00; domingo das 14h às 19h

Reservas 213 880 089 ou bilheteira@teatroaberto.com

PREÇOS

Normal - 10€

Jovem (até 25 anos) |Sénior (mais de 65 anos) |Parcerias | Grupos a partir das 10 pessoas– 7€

Livro de Viagem - Luís Rodrigues, João Paulo Santos