Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Informador

Mudança de opinião sobre Orhan Pamuk

Orhan Pamuk venceu o Prémio Nobel da Literatura em 2006 e nesse mesmo ano eu, ainda meio adolescente, decidi enfrentar um dos seus livros, Os Jardins da Memória, e o fardo pesado bateu-me à porta com esta leitura! Hoje tudo mudou e através de um simples conto publicado pela revista Granta Portugal!

Na altura em que tive entre mãos durante alguns dias o livro do Nobel pensei que não iria mais ler nada da sua autoria por ter achado a narrativa bem maçuda e pesada, o que para um jovem de dezoito/dezanove anos poderá ser. Agora a opinião foi alterada com a leitura do texto Gente Famosa que foi publicado na primeira edição da revista Granta no nosso país e traduzido por Inês Hugon.

As pessoas crescem e os gostos e escolhas de cada um também vão dando vários saltos que ajudam à transformação psicológica de cada um e foi isto que eu senti ao ler os primeiros parágrafos deste texto que me conquistaram e mostraram que Pamuk tem uma escrita fluída, leve e capaz de conquistar os leitores como eu, que andaram quase uma década de pé atrás com as obras deste premiado e galardoado homem das letras.

Nos próximos tempos vou querer ler algo de Orhan Pamuk porque preciso e necessito dessa experiência para perceber na realidade o quanto andei enganado ao longo dos anos por não perceber que na altura em que li Os Jardins da Memória ainda não tinha as capacidades literárias que possuo hoje em dia.