Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Informador

Pensamentos que podem ser de qualquer um!

Mesa de Natal

11.12.17Publicado por O Informador

No Natal existem produtos que não faltam nas mesas portuguesas! Do tradicional bacalhau com batatas e coves cozidas, ao peru no forno para refeição central, surgem logo depois os doces, onde o bolo rei ainda é o senhor da mesa da consoada, mas por quanto tempo?

Os doces são cada vez mais a grande tentação da época, dos antigos sonhos às novas receitas de bolo rei onde o chocolate brilha, o doce de maça toma lugar e o recheio com doce de ovos é a verdadeira tentação. Neste momento existem tantas receitas de bolo rei como a imaginação de cada um permite, sendo a tradição da fava e do brinde uma antiguidade já não praticada por motivos de precaução e aos poucos também o fofo bolo com frutas secas e recheadas de açúcar tem vindo a perder o seu estatuto. Agora a mesa de Natal tem doces para todos os gostos e nem o bacalhau já se apresenta cozinho, sendo apresentado em muitos casos através das mais diversas receitas onde o marismo ganha também cada vez mais destaque para se tornar o anfitrião da ceia. 

O Natal é cada vez mais adaptado aos tempos e hábitos alimentares que correm, mas a tradição é tradição e aqui vos deixo com alguns dos produtos que sempre aparecem pelas mesas natalícias, ano após ano, porque por muito que se mude, as origens vão sempre marcando presença na mesa de todos nós! Uns mais que outros, alguns mais tradicionais que outros e as novidades que de Natal para Natal têm surgido para ganharem terreno junto dos costumes do passado.

2 Comentários

Comentar Post