Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Informador

Pensamentos que podem ser de qualquer um!

12
Fev13

GFK - Audiências televisivas


O Informador

Segundo uma notícia do jornal Diário Económico...

GfK tem um mês para corrigir problemas nas audiências   

Um ano depois das polémicas, a empresa responsável pela medição dos ‘share’ alterou o painel. RTPdiz que não será preciso “rasgar o contrato” com a GfK.

Depois de um ano de audiências televisivas envoltas em polémica, os responsáveis dos canais generalistas aguardam com expectativa a entrada em vigor de um renovado painel da GfK, que venceu o concurso lançado em 2011 e que substituiu a Marktest.

A empresa de António Salvador, que está actualmente a substituir cerca de 300 dos mil lares que integravam a amostra do sistema de audiometria, tem até ao final de Fevereiro para limar arestas, corrigindo os erros detectados pela auditoria da Comissão de Análise e Estudos de Meios (CAEM).

Segundo esta informação, a empresa medidora de audiências televisivas tem só até ao final deste mês de Fevereiro para corrigir os erros da sua medição. Mas o que é um facto é que esses erros já foram detectados há um ano e nada foi feito para alterar a boa amostra que foi colocada.

Um ano depois de toda a polémica audiométrica acontecer, tudo continua igual. A mesma empresa a medir os valores diários, as mesmas pessoas a acusarem de falta de profissionalismo a empresa.... A TVI a baixar, a SIC a subir e a RTP no fosso. Resultado, comparando com os valores não oficiais das audiências em Portugal, fornecidos pela anterior empresa, a Marktest, as coisas não acontecem da mesma forma... Ou seja, TVI lidera sem percalços, SIC anda longe, só conseguindo respirar alguns dias e RTP morde várias vezes os calcanhares ao canal de Carnaxide. Quem está mal neste jogo de interesses?

Se os erros de amostra foram detectados logo no início do ano passado, se existe uma auditoria para se alterar o que está mal, porque isso não começou logo a ser feito assim que começaram a sair os resultados errados? Por um lado percebo a razão, é que o líder da GFK ao longo deste primeiro ano é o director da SIC e se o seu canal está melhor assim, não convém mexer, não é verdade? Mas os outros não fazem pressão?

A medição de audiências televisivas em Portugal parece mesmo ser como na política. Cada um puxa para o seu lado e quem manda leva sempre a melhor, tal como acontece neste caso. Quero ver se no final de Fevereiro tudo ficará mesmo resolvido e os resultados audiométricos serão visivelmente alterados. Se a mudança acontecer notar-se-à a diferença, o pior é que não acredito na alteração da amostra, mas pronto, vou estar aqui para comentar o mesmo no próximo mês!

Mais sobre mim

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Comentários Recentes

  • O Informador

    Podemos oferecer livros mas depois se em casa não ...

  • O Informador

    É que este ano além de ser mais do mesmo conseguir...

  • O Informador

    Boas Pedro! Sei que gostam dos blogs com coluna ce...

  • O Informador

    Neste espetáculo especifico o Pedro encaixava perf...

  • O Informador

    Serem os mesmos é normal, cada canal tentar manter...

Mensagens

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D

Segue-me...

Facebook ___________________________________________________________ Instagram ___________________________________________________________ Twitter ___________________________________________________________ Pinterest Visita o perfil de O Informador no Pinterest. ___________________________________________________________ Goodreads
Envelhenescer
Três Homens Num Barco
Confissões de Inverno
O Templário Negro
Larga quem não te agarra
As Desaparecidas
Sentir
A Livraria
A Magia do Acaso
Hotel Vendôme
A Química
Não Gosto de Segundas Feiras
___________________________________________________________ BlogsPortugal
___________________________________________________________ Bloglovin Follow _____________________________________________________

 Subscreve O Informador