Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Informador

Falta de bom senso nas tempestades

As notícias das últimas horas têm mostrado que o estado do tempo em Portugal não está para brincadeiras com o vento e mar a fazerem-se sentir de ponta a ponta do país e a provocarem estragos por todo o lado. Se o vento ataca pelo ar, o mar aparece por terra e galga qualquer margem que ao longo do ano parece longe da força da natureza. O que acho piada é ver os comentários da população que arrisca até ao último momento os seus bens junto à força marítima, mesmo com os avisos da protecção civil a serem feitos!

As autoridades avisam que têm de existir maiores cuidados junto das áreas marítimas porque a força do mar está bem superior ao normal e com a conjugação do vento as margens podem ser invadidas, o que poderá levar ao arrastamento de bens e pessoas se estiverem no local errado nos segundos também errados. Se os avisos são feitos, o que leva as pessoas a acharem que os mesmos não são para cumprir?

Uma onda invadiu ruas e jardins e aparece a protecção civil a lembrar que deixou o alerta à população e também no local para existir cuidado com a circulação e presença no espaço, no entanto vários carros foram arrastados e agora os seus proprietários estão indignados porque não foram avisados. As pessoas comem elásticos ou acham que os outros não percebem que, tal como a maioria dos portugueses, acreditam que o mal só acontece aos outros? Os avisos estão colocados e é fácil ver ao olhar para as condições do tempo que têm de existir cuidados especiais em vários locais, será que as populações querem que estejam autoridades em todas as zonas que se tornam perigosas com o mau tempo para que o alerta seja reforçado de minuto a minuto?

Há que ter consciência das coisas e se o desrespeito pelos sinais e regras é feito, depois o que querem? Agora queixam-se, mas na hora de acharem que os seus carros só iriam levar com uns salpicos e que os outros estavam todos a brincar com o estado do tempo não se lembraram que têm que reflectir e não fazerem só o que lhes apetece!

Onde anda o pensamento de cada um na altura de estacionar o seu carro em locais de risco?