Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Informador

Pensamentos que podem ser de qualquer um!

Estarei preparado para o Mercado?!

27.01.17Publicado por O Informador

Dez anos de experiência profissional, sempre na mesma empresa, entrando e subindo aos poucos consoante as oportunidades. Não recusei, pensei que conseguia mais e atingi com o tempo o que era possível. Hoje as coisas não se encontram bem e o pensamento de todos nós, enquanto funcionários, é só um. O encerramento parece estar cada vez mais próximo e por alguma, larga até, vontade de que tudo termine para podermos seguir os nossos rumos de forma individual e sem pensarmos nas dores de cabeça que a situação atual nos tem feito, uma questão impõe-se. Estarei preparado para voltar ao mercado de trabalho?

Afinal de contas o país continua com uma elevada percentagem de desempregados, embora na zona se diga bastante que até é fácil arranjar emprego, pode não ser o ideal, mas que é fácil lá isso dizem que sim. As pessoas que trabalharam comigo, que até posso dizer que ao longo de uma década foram talvez mais de cinquenta que passaram e saíram da empresa, estão praticamente quase todas a trabalhar, pelo menos os melhores safaram-se bem, arranjaram rapidamente emprego após terem terminado contrato e na maioria dos casos continuam no local para onde foram após a saída do grupo laboral. Terei a mesma sorte?

Há dez anos, quando fiz as primeiras e únicas três entrevistas de emprego que enfrentei na vida fui selecionado para entrar ao serviço em todas, na altura tive de fazer uma opção, hoje vejo que não foi a melhor, mas foi a que dei maior destaque na altura, muito pelos horários que as outras duas tinham ao dispor. Fiz três entrevistas quando tinha dezanove anos e safei-me mas hoje tenho trinta, conto com experiência profissional porque na área comercial, secretaria e chefia fui passando de posto em posto mas será isso uma mais valia na hora de me sentar de frente a um empregador que perceberá que não tenho vinte mas sim trinta, que tenho experiência e que posso já ir com manias de trabalho e não sou um novato que aprende e adquire mais rapidamente os costumes de cada local sem hábitos?

No final de contas estarei preparado para o mercado laboral que me terá no ativo muito em breve? Acredito que sim mas por um lado existem umas borboletas no estômago que segredam que não! Como será entrar agora de novo numa nova empresa, numa nova equipa, conhecer novos colegas, voltar a conquistar e não ter nada como seguro como tenho tido ao longo destes anos?

4 Comentários

Comentar Post