Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Informador

Pensamentos que podem ser de qualquer um!

07
Mar17

Envelhenescer


O Informador

envelhenescer.jpg

Autor: Pedro Chagas Freitas

Lançamento: Janeiro de 2017

Editora: Marcador

Páginas: 200

Classificação: 4 em 5

 

Sinopse: 

Num país como todos os países, havia uma população como todas as populações. Até que, sem explicação, o tempo começa a andar ao contrário. As pessoas, ao invés de envelhecer, começam a rejuvenescer. E o que poderia parecer um sonho pode, afinal, ser um pesadelo com o qual é difícil lidar.

Envelhenescer é uma viagem desconcertante até às entranhas mais profundas daquele que é o grande sonho de toda a Humanidade. Mas estará a Humanidade pronta para ele?

 

Opinião: Não criei expetativas acerca de Envelhenescer porque queria ser surpreendido após ter uma ideia menos boa acerca de Prometo Falhar de Pedro Chagas Freitas em 2015. E não é que após terminar uma leitura feita de forma bastante rápida e que deixou curiosidade desde o início acabei por mudar completamente de opinião acerca de um dos autores mais vendidos em Portugal?

Envelhenescer é daqueles livros que distorce o mundo, colocando o tempo a andar ao contrário onde os mais velhos começam a rejuvenescer e os mais novos a desaparecerem. Poderia isto ser contado de forma fria mas não, nesta obra a mudança do sentido da vida é relatada de forma simples, com recurso à comunicação social e a um pequeno grupo de personagens que vai vivendo com toda a situação. Se por um lado existe a realidade de quem lida com os factos dia após dia, mostrando o corpo a modificar-se e a voltar atrás para o que já havia sido, por outro existem as notícias de que dão conta acerca do que está a ser feito para se perceber este fenómeno que não acontece por todo o planeta, mas sim somente por um pequeno território, que eu, enquanto nacionalista, interpretei como sendo Portugal. Mas será que a eternidade para quem rejuvenesce e tem a hipótese de mudar de país para voltar a envelhecer e voltar mais tarde é uma situação assim tão pacifica? Pois, a meio da leitura somos surpreendidos por uma sociedade mesquinha e que vê num factor inesperado razões para se aproveitar em busca de atrair grandes fortunas. 

Simples, prático, mágico e capaz de surpreender e agarrar o leitor, Envelhenescer é daqueles livros que surpreende desde o início por ter uma história que muitos já criamos na mente através da questão, «e se agora o tempo voltasse atrás?» e que Chagas Freitas acabou por colocar no papel de forma tão fácil que até parece verdade.

Por momentos adorava viver neste território que foi escolhido por uma força maior para que todos recuassem no tempo até que acabassem por desaparecer quando chegavam ao momento do nascimento. O ideal seria mesmo pararmos na idade exata e escolhida por cada qual, mas há falta de melhor já me daria satisfeito por andar para trás a partir dos trinta. 

Quem gosta da obra já publicada do autor vai gostar deste pequeno bombom. Quem não gostou anteriormente talvez tenha aqui uma boa hipótese, como tive, de ver as «cenas» escritas de Pedro Chagas Freitas com outros olhos. Gostei e aconselho para uma leitura de fim-de-semana!

2 comentários

Comentar Post

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Segue-me...

Facebook ___________________________________________________________ Instagram ___________________________________________________________ Twitter ___________________________________________________________ Pinterest Visita o perfil de O Informador no Pinterest. ___________________________________________________________ Goodreads
Envelhenescer
Três Homens Num Barco
Confissões de Inverno
O Templário Negro
Larga quem não te agarra
As Desaparecidas
Sentir
A Livraria
A Magia do Acaso
Hotel Vendôme
A Química
Não Gosto de Segundas Feiras
___________________________________________________________ BlogsPortugal
___________________________________________________________ Bloglovin Follow _____________________________________________________

 Subscreve O Informador

Mensagens

Comentários Recentes

  • O Informador

    Deveríamos convidar os nossos queridos deputados a...

  • O Informador

    Um Primeiro-Ministro a fazer figura de parvo ao te...

  • Anónimo

    Com todo o respeito que tenho pelos animais, que é...

  • Maria

    Concordo em absoluto contigo!Fartei-me de refilar ...

  • O Informador

    Esperemos assim que os proprietários dos estabelec...

Atual Leitura

_________________________________________________________

Parceiros Literários

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D

Espaço Cultural