Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Informador

Em que consiste a normalidade?

o que é normal.png

 

O que é a normalidade para cada um de nós? Se um dia esta mesma questão for colocada a uma série de pessoas diferentes as respostas também serão, bem certamente, distintas, existindo as que se podem aproximar da ideia base de outras, mas essencialmente cada um tem a sua ideia sobre a normalidade. Afinal de contas o que é e quem decide o que encaixa no patamar que é considerado por normal sem interferir na liberdade do outro?

Cada um tem a sua ideia sobre a linha do que está dentro da regularidade do que é aceitável e bem visto pelos outros. Não pisar o risco, excluindo comportamentos abusivos e evitar a superioridade. No entanto o que para uns é aceite como estando dentro do limite do que é totalmente aceitável, existe também quem veja o mesmo comportamento como demasiado, uma vez que a sua noção do que está dentro do aceitável poderá ser mais restrita do que a do seu parceiro. Mas será que essa restrição existe mesmo? O que um considera demasiado o outro entende como normal, no entanto numa discussão sobre determinado tema quem poderá levar a melhor se não for considerada a ideia que a normalidade não é de todo igual para todos? Cada um de nós tem a capacidade pessoal de elaborar a sua opinião, criar o seu próprio sentido e formular a sua ideia sem seguir atrás do que a generalidade possa querer implantar. 

A minha ideia de normalidade não é a tua e a tua não é a do outro. Cada qual tem uma ideia sobre até onde pode ir para ser aceitável e o que fica a meio gás, não existindo um ponto fixo e universal que todas as mentes entendam dentro de cada circunstância em particular. 

Afinal de contas «Em que consiste a normalidade?». O normal é um ponto universal ou particular do entendimento de cada um?

6 Comentários

Comentar post