Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Informador

Como te tornares um empreendedor online?

empreendedor online.jpg

 

O futuro passa pelo mundo digital e muitas pessoas já compreenderam isso. O acesso às novas tecnologias é mais fácil do que nunca e a sua evolução nunca foi tão rápida. Acompanhar os tempos torna-se, assim, muito importante para o sucesso pessoal e profissional. A ambição é, também, marco dos nossos tempos. Não falta quem, vendo todo o potencial da Internet, deseje tornar-se um empreendedor online. De facto, as oportunidades que surgem são diversas e existe espaço para o sucesso neste meio. O empreendedorismo online tem constrangimentos evidentes, encontrando dificuldades, por exemplo, no encontro com uma concorrência muito assertiva. Cada vez mais espaços digitais de e-commerce fazem deste mercado digital um mercado de difícil penetração. Mais do que nunca, é necessário questionar como ser um empreendedor online, para poder ultrapassar os desafios propostos pelo século XXI e alcançar o êxito pretendido. Ainda assim, motivação, esforço e perseverança são ingredientes que, a par com a melhor estratégia, não deixarão de dar frutos. Hoje, irei explorar as melhores formas de te tornares um empreendedor online de sucesso, mesmo perante as complexas lógicas do mercado atual. Vem descobrir como te podes tornar um empreendedor online com algumas dicas de quem pensa mas não se colocou ainda em ação.

 

1. Escolhe o teu modelo de negócio

Caso decidas abrir uma loja online, depressa descobrirás que o leque de opções de negócio são perto de infindáveis. Uma aposta certeira, num modelo de negócios funcional e adequado aos produtos que queres comercializar é de extrema importância.

Neste campo, por exemplo, poderás optar por fazer e vender os teus próprios produtos. Esta é uma opção viável para quem faz artesanato, por exemplo. Além disto, terás a hipótese de encomendar a retalhistas, comprando por atacado ou de encomendar os teus produtos diretamente aos fabricantes. Estas duas opções criam dois constrangimentos evidentes: o do investimento inicial (antes mesmo de saber se a loja online terá clientes e, com eles, sucesso) e do espaço para armazenar os produtos encomendados. Uma última e muito viável opção é o Dropshipping. Este processo trata-se de delegar as questões da logística, fazendo simplesmente a ponte comercial e confiando em parceiros como a Oberlo, por exemplo, para que tratem de questões como o embalamento e o envio do produto, diretamente do fornecedor para o cliente.

 

2. A escolha dos produtos

Um empreendedor online terá sempre de ter em atenção perante as tendências. A escolha dos produtos de uma loja de sucesso deve acompanhar estas questões, para garantir que dá resposta àquilo que o seu potencial público-alvo procura. Os produtos escolhidos deverão ser algo que faça parte dos seus interesses pessoais, que esteja disponível e tenha procura na web e que se adequem ao público que segue a tua loja online.

 

3. Cria uma marca forte

Com a ideia concreta do negócio que queres criar, torna-se importantíssimo que te dediques, também, à criação de uma marca capaz de se diferenciar e destacar das demais lojas online. O processo de construção de uma marca forte prende-se grandemente com algumas das questões do e-marketing e, mais concretamente, com a edificação de uma identidade para a loja. Traços que fazem parte intrínseca da identidade de uma loja online são: o nome (e respetivo domínio na Internet), o slogan, a imagem e o logótipo. Estes aspetos servirão para criar uma identidade única para a tua loja online, permitindo que se distinga das demais.

 

4. Verifica todas as questões legais

Dependendo do teu país de origem, terás normas legais específicas para cumprir, no que diz respeito à criação de uma loja online. Verifica todas as questões relacionadas com o registo da loja, a patente da marca e o pagamento dos impostos devidos. Vê ainda se o Estado do teu país tem algum tipo de apoio ou financiamento para novos empreendedores.

 

5. Aposta nas melhores estratégias de marketing

Depois de teres iniciado a tua atividade, aposta fortemente no marketing da tua loja online. Começa por perceber como podes usar a teu favor o vasto mundo das redes sociais (como o Instagram ou o Facebook); aposta em conteúdos fortes e com qualidade, que sigam as regras do SEO; percebe melhor o funcionamento dos algoritmos e, claro, pede a opinião dos teus clientes para poderes melhorar a experiência dos consumidores no teu site.

 

6. Mantêm-te motivado

O sucesso não acontece de um dia para o outro mas é uma possibilidade para aqueles que são trabalhadores e persistentes. Não tenhas dúvidas de que, pelo caminho, encontrarás dificuldades e constrangimentos. Muitas vezes, ceder a estes é justamente o erro que impede um sonhador de se tornar um grande empreendedor online. Assim, rodeia-te de positividade, procura inspiração junto de amigos ou de casos de sucesso, lê ou vê documentários sobre empresas que ultrapassaram dificuldades idênticas ou procura frases de motivação. O que quer que faças, mantém em mente que o sucesso é possível e não percas a motivação.