Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Informador

Como Falar com Raparigas em Festas, da literatura ao cinema

como falar com raparigas em festas cartaz.jpg

E se vos disser que já vi a adaptação da banda desenhada de Neil Gaiman, Como Falar com Raparigas em Festas? Acabou de estrear nas salas de todo o país e já vi este filme que seguindo as mesmas bases do conto transformado para banda desenhada, consegue alterar muito do que é transmitido na obra literária. 

Comecemos logo por falar dos dois rapazes, amigos, no livro, onde no filme lhes é acrescentado um terceiro elemento, numa personagem mais cómica e livre. A segunda diferença logo encontrada surge com a entrada na casa onde a festa das raparigas está a acontecer. É que se no livro só raparigas por lá estão numa fase inicial, no cinema, além das cores de grupo que destacam cada elemento, rapazes e raparigas divertem-se consoante a colmeia onde se encontram inseridos. 

Este é um filme para os fãs do autor e da banda desenhada no geral, não sendo uma criação para as grandes massas, embora conte com Nicole Kidman no elenco, onde dá vida a uma matriarca num grupo punk da vila onde tudo acontece. 

Um filme que vi antes de ler o livro de onde foi adaptado e cuja história em banda desenhada veio ajudar a perceber partes do enredo, sendo assim um bom complemento perante a adaptação para a grande tela. Se podia estar mais dentro do que é transmitido em forma de banda desenhada, acho que sim e que seria algo mais verídico e não tão puxado para a ficção cientifica como a película transmite, mas compreendo a necessidade de criar e dar cor e ênfase com a criação de elementos que acabam por ter algum destaque numa história elaborada e com vários apontamentos fortes sobre temas bem na moda da sociedade atual e muito essencialmente entre jovens. 

Um debate simples, com temas puxados, num filme complexo e por vezes irreal onde as razões da criação e da própria acreditação comandam o lema de cada elemento formatado para integrar um grupo que vive para sua própria proteção e bem-estar. 

Afinal de contas, valerá a pena lutar para alterar o rumo pré-definido e praticamente imposto?

como falar com raparigas em festas 7.jpg

Sinopse

Em Londres (Croydon para se ser mais específico...) de 1977, Enn (Alex Sharp) e dois dos seus jovens amigos estão à procura de uma noite inesquecível, não tendo interesse nos festejos do Jubileu de Prata da Rainha, que decorrem na quietude dos subúrbios. Quando não são admitidos na festa de Boadicea (Nicole Kidman), a matriarca punk local, decidem entrar sem convite numa festa da qual tinham ouvido falar. Quando chegam, contudo, nada é o que esperavam: a casa parece estar cheia de estudantes adolescentes, exóticos, estrangeiros e incrivelmente atraentes.

Enn rapidamente se apaixona pela enigmática Zan (Elle Fanning) que, como ele, não se enquadra no seu ambiente. À medida que Enn introduz Zan no novo mundo do punk, festas e música, descobre que Zan também tem um universo diferente para partilhar. Ao longo de 24 horas, os dois embarcam numa aventura que é verdadeiramente de outro mundo.

Da visionária imaginação do escritor Neil Gaiman e do realizador John Cameron Mitchell, esta é uma história sobre o nascimento do punk, a exuberância do primeiro amor e o maior mistério do universo: Como Falar com Raparigas em Festas. 

 

Título Original: How To Talk To Girls At Parties

Realizador: John Cameron Mitchell

Elenco: Elle Fanning, Nicole Kidman, Alex Sharp, Ruth Wilson

como falar com raparigas em festas 6.jpg