Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Informador

Pensamentos que podem ser de qualquer um!

Atual leitura... Conquistadores

10.03.16Publicado por O Informador

Acabadinho de sair do forno, chega a Portugal a obra Conquistadores da autoria de Roger Crowley, um nome destacado pelo New York Times. Lançado pela Editorial Presença e com a premissa histórica de «como Portugal criou o primeiro império global», este será mais um dos livros que me levará por outras áreas literárias em que não estou habituado a circular. Uma obra sobre a história da nação contada por um historiador especializado nos grandes impérios marítimos europeus. Vamos lá ver como isto corre!

Conquistadores.jpg

O historiador Roger Crowley conta-nos como Portugal construiu um grande império marítimo europeu, dando origem à primeira economia global.

Numa narrativa empolgante e solidamente documentada, que equilibra a vertente humana e as dimensões geopolítica e religiosa, o aclamado autor aborda a supremacia marítima de Portugal.

Fala da descoberta do caminho marítimo para a Índia no seu âmago, das vitórias sobre governantes muçulmanos e do domínio do comércio das especiarias. Revela-nos o alcance do império português e dá vida a personalidades como D. Manuel I, D. João II, Afonso de Albuquerque e Vasco da Gama.

Este é o relato essencial e atualizado de como uma das nações mais pequenas e pobres da Europa pôs em movimento as forças da globalização que hoje dão forma ao mundo.

Conquistadores - Como Portugal Criou o Primeiro Império Global é uma obra que dará a conhecer ao leitor português a sua própria história na perspetiva de um investigador estrangeiro.