Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Informador

As manhãs das folgas

Estar de folga durante a semana não é sinónimo de estar deitado até tarde e não aproveitar a manhã, só ficando com a tarde para ter algum tempo livre. Comigo, os dias semanais em que tenho o prazer de desfrutar da minha folga são para aproveitar logo pela manhã e a hora de acordar é quase a mesma como se de um dia de trabalho se tratasse.

Acordo entre as 9h e as 10h e a partir daí quase que uma rotina destes dias de pausa acontece! Despacho-me da higiene e do pequeno almoço em menos de meia hora e o carro espera-me! Conduzo talvez uns quatro quilómetros e a esplanada do café da vila espera-me! Peço o café, sento-me num lugar entre o sol e a sombra, dependendo do tempo que está a fazer na altura, e deixo-me ficar entre a cafeína e a minha habitual leitura. Uma revista ou outra também me podem passar pelas mãos nestes momentos, mas aí já não é um hábito, é antes algo esporádico. Depois do café e da leitura na esplanada, pego em mim e vou dar uma voltinha calma, a pé, pelas ruas de Alenquer, desfrutando do passeio ao longo do rio e olhando para os rostos que não me são estranhos, podendo ver uma pessoa ou outra com quem trocar meias palavras de ocasião.

A manhã está praticamente feita e por volta das 12h volto a casa, ligo o computador, coloco, em alguns casos, a escrita em dia e quando dou por mim já está na hora de almoçar. A partir da refeição, que acontece às 13h, a tarde torna-se uma incógnita e a rotina não é tão comum. Posso ir às compras, passear, ter com os amigos, praia, piscina, biblioteca... Mil e uma coisas, basta o tempo deixar e a vontade mandar!

As manhãs das minhas folgas são saboreadas com um prazer único de quem tanto deseja pelos dias de pausa e descanso! Que bom que é acordar cedo para não ir trabalhar!