Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Informador

Amadorismo

teatro.jpg

Os anos de vida que me permitem ser um espetador de vários espetáculos levam-me a ser algo critico com o que vou assistido e quando entro numa sala onde me vai ser apresentado um projeto e logo de início percebo que os horários não são cumpridos, tudo fica apresentado porque está mais que claro que o rigor com o cumprimento do que foi anunciado não é para levar a sério, mas o pior vem sempre depois.

O espetáculo finalmente começa e logo se percebe que em palco vão desfilar grupos amadores de música que não fizeram um e só um ensaio no palco onde estão a atuar para o público. Luzes não estão preparadas, o som nem sempre é o melhor, microfones ligados e desligados, com melhor ou pior qualidade. Os mestres de palco a fazerem sinais para a equipa sobre o estado do que se está a ouvir, as indefinições de posições perante o público, a desorganização sobre quem entra e quem sai.

O que ainda mais destaquei e que podia quebrar um pouco os tempos mortos do evento foi a apresentação entre os vários grupos. Colocarem duas crianças a lerem rápidos apontamentos enquanto o palco era alterado para quem vinha de seguida. Claro que não resultava porque o que era lido num rápido minuto não compensava o tempo de movimentações, necessitando estes espetáculos de alguém que saiba entreter para que a assistência não se concentre nas falhas e tentativas de organizações de última hora que estão a acontecer no momento em que tudo já devia estar estabelecido e composto.

Com isto, ouvi um pequeno garoto a tocar acordeão, jovens a entoarem cantes alentejanos com alguma desconcentração, crianças a tocarem viola e a cantarem temas conhecidos com falhas de som e depois optei por sair ao ficar cansado de uma criação amadora sobre uma tentativa de entreter um público que pode não ser exigente, mas que deve ser respeitado. Não aceito assim quando nos tempos que correm muito já se fez e existem instituições que já têm tempo para perceberem que hoje em dia já muito se pode fazer com cabeça, tronco e membros sem optar pelo típico desenrascar.