Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Informador

A Pior Comédia do Mundo | Força de Produção

a pior comédia do mundo.jpg

E se de repente a porta dos bastidores se abrisse e o espetador tivesse acesso ao que por lá se passa?

Um olhaalucinante sobre o teatro e as loucuras e devaneios dos que o fazem, cujas tendências para crises descontroladas de ego, falhas de memória e alguma promiscuidade transformam cada atuação numa verdadeira aventura de alto risco. A Pior Comédia do Mundo não é só uma peça, mas, simultaneamente, um espetáculo de comédia e o drama de bastidores que se desenvolve durante a sua preparação. Através de três momentos chave - o ensaio geral, a noite de estreia e um espetáculo no fim de uma atribuladdigressão - acompanhamos a crescente tensão entre os membros de um elenco à beira de um colapso nervoso coletivo.

A Pior Comédia do Mundo poderia ter como nome Tudo Nu, porque de facto é assim que o que está por detrás do espetáculo é apresentado ao público. O nome deste trabalho da autoria de Michael Frayn é um bom predicado sobre o que acontece por detrás do que está a ser representado em palco perante uma plateia que quer ser entretida. Nesta aposta da Força de Produção acompanhamos um grupo de teatro que entre ensaios e estreias mostra que atrás do bom ambiente perante as luzes do palco, o convívio não é assim tão convidativo e de cumplicidade. Em A Pior Comédia do Mundo está Tudo Nu porque os disfarces perante os aplausos são colocados em destaque, numa comédia tão divertida que leva à gargalhada geral da sala do início ao último minuto. 

Com encenação de Fernando Gomes, um especialista na matéria que me tem dado boas surpresas pelos últimos anos com o seu trabalho, e com Ana Cloe, Cristovão Campos, Elsa Galvão, Fernando Gomes, Inês Aires Pereira, Jorge Mourato, José Pedro Gomes, Paula Só e Samuel Alves no elenco, A Pior Comédia do Mundo é dos melhores trabalhos dentro da área que vi pelos últimos tempos. 

Num texto nada fácil onde a mesma cena é representada praticamente três vezes e sempre de forma diferente com percalços pelo caminho e posições distintas com uma movimentação incrível de palco, esta produção é o verdadeiro sinónimo de bom entretenimento. Conhecemos as personagens de forma calma e quando tudo parece estar controlado por um encenador que quer perfeição quando o próprio tem erros de percurso pelo caminho, a preparação de Tudo Nu, antes mesmo da estreia, começa a correr mal. Em poucos minutos as falhas começam a surgir e com o tempo só têm tendência a serem adensadas com o convívio entre personalidades distintas que entre o ciúme, a inveja e os problemas pessoais conseguem fazer da preparação de Tudo Nu a melhor comédia em palco. 

Uma autêntica caixa recheada de cromos nada repetidos, com um cenário simples mas completo onde os dramas de bastidores são refletidos antes, no decorrer e após cada sessão de representação. Os atores que estão encarregues dos ensaios e da apresentação de Tudo Nu esquecem falas, trocam adereços, levam os seus conflitos para o palco e a peça continua a ser representada com bastantes imprevistos enquanto o entra e sai com bater de portas continua perante uma azafama de complicações que tomam conta do espetáculo que segue desgovernado, como sempre esteve, logo a partir do que seria suposto ser o ensaio geral. 

Sinceramente não esperava rir tanto ao longo de quase duas horas e meia sentado na plateia a assistir a um espetáculo que tem como nome A Pior Comédia do Mundo. Certo é que este trabalho, onde não consigo apontar qualquer falha, é daqueles projetos de verdadeiro entretenimento recheado de boa disposição, com um excelente núcleo de atores, bem encenados, coisa que neste caso não é fácil por tanta movimentação de atores e com os textos a serem feitos e refeitos em vários momentos. 

Um verdadeiro sucesso que acredito que seja tão bom a fazer como é de ser visto! Adorei, aconselho totalmente e fiquei tão rendido a esta pior comédia que digo mesmo que é A Melhor Comédia do Mundo a ser representada neste momento em Portugal. Não percam esta oportunidade e acreditem que as palavras acabam por ser parcas porque o trabalho que está feito nesta aposta que se encontra em cena na Sala Carmen Dolores do Teatro da Trindade de 12 de Setembro a 27 de Janeiro é fantástico. Só vos posso dizer... Vejam! Vejam! Vejam!

 

 

FICHA ARTÍSTICA

Texto - Michael Frayn

Encenação - Fernando Gomes

Tradução - Ana Sampaio

Cenografia - Eric da Costa

Música - Filipe Melo e Nuno Rafael

Figurinos - José António Tenente

Desenho de Luz - Luís Duarte

Co-produção - Força de Produção e Teatro da Trindade INATEL 

Com - Ana Cloe, Cristovão Campos, Elsa Galvão, Fernando Gomes, Inês Aires Pereira, Jorge Mourato, José Pedro Gomes, Paula Só e Samuel Alves

a pior comédia do mundo cartaz.jpg