Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Informador

A Magia do Acaso

a magia do acaso.jpg

Autor: Tiago Rebelo

Lançamento: Outubro de 2016

Editora: ASA

Páginas: 408

Classificação: 4 em 5

 

Sinopse: Sofia, secretária num escritório de um famoso advogado, casada com André, um bem-sucedido administrador de uma empresa do ramo imobiliário, e eterna sonhadora, sente-se insatisfeita com a confortável vida que leva. Num encontro improvável conhece Bernardo, um fascinante homem de negócios. Apesar do charme inebriante deste e da inesperada atracção que sente não se decide a pôr em causa o seu casamento. Mas um acontecimento inesperado encarregar-se-á de fazer tremer os pilares da vida monótona que hesita em deixar. Após inúmeros encontros e desencontros, peripécias e reviravoltas, Sofia consegue finalmente fazer uma ruptura total com a vida que levou até aqui, virar a página e entregar-se por completo a Bernardo. Os sonhos e a magia do acaso vencem sempre.

 

Opinião: Tiago Rebelo não desilude quando embarca na escrita de um novo romance e com A Magia do Acaso isso é totalmente percetível. Com um currículo longo na literatura, com vários sucessos publicados já com várias edições, Tiago Rebelo tem a simplicidade e essência necessária para criar histórias leves e que podem ser bem reais. 

Neste romance deparamos-nos essencialmente com seis personagens centrais que acabam por ter elos de ligação sem que percebam que circulam pelos mesmos caminhos por onde tanto podem receber boas notícias como de um momento para o outro os seus mundos e ideias podem escapar do percurso desejado. Com o recurso a breves capítulos, o que ajuda bastante à leitura deste estilo de histórias, os encontros e desencontros amorosos são a arma forte desta obra onde os contratempos acontecem e o passado acaba sempre por mexer com o presente que por sua vez irá seguir caminhos não desejados por quem ama mas sente um travão comportamental que trava a vontade. A Magia do Acaso é daquelas criações literárias que retratam a vida real, podendo cada personagem deste livro encaixar no perfil de qualquer pessoa que conheçamos e com quem lidamos. 

O amor vencido pelo cansaço, o hábito de estar ao lado de quem já não se ama, a espera para que as coisas mudem, a paixão à primeira vista, a monotonia, o medo e receio, o ciúme e a inveja, o pessimismo para com a situação económica e o desemprego são as armas fortes destacadas ao longo das mais de quatrocentas páginas corridas e de leitura fácil graças ao vocabulário escolhido. Este é daqueles livros para ler e desfrutar da sua leveza, sem elaborar demasiado, desfiando uma novela real que poderia acontecer perante o olhar do leitor e onde a atualidade marca presença. 

As personagens cativam primeiramente, embora a certa altura algumas quebrem pelo cansaço, ora por serem demasiado negativas ou por terem energia para dar e vender. A história é contada de forma rápida, com altos e baixos mas no final acaba por desiludir, já que a meio conta demasiado e existem capítulos desnecessários e depois quando percebemos que estamos mesmo no final, tudo termina, podendo este mesmo final estar bem melhor desenvolvido e criando um maior impacto junto do leitor que acaba por antecipar o que irá acontecer com o casal que mais «pega e não molha» ao longo da narrativa.

Um romance para quem acredita que nada acontece por acaso na vida e que ninguém está condenado a viver sem amor! Os encontros e desencontros cruzam-se e a verdade dos sentimentos acaba sempre por fazer das suas quando o destino assim o dita! O acaso tem magia que não acontece por acaso! Uma leitura da realidade a ter em conta!