Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Informador

A demora dos telejornais

É um facto bem notório... No nosso país tudo tem que acontecer de forma diferente e para pior. Até os espaços noticiosos das nossas televisões demoram muito mais tempo que na maioria dos países desenvolvidos do mundo. Existe necessidade de termos quase duas horas de notícias seguidas nos canais generalistas?

Com o universo dos canais de cabo a crescer constantemente e com os generalistas a apostarem também nesse meio, tendo já cada estação um canal dedicado à informação, onde está a necessidade de exibirem em horário nobre quase duas horas de telejornal? Ainda para mais quando na maioria das vezes são transmitidas notícias banais e que não interessam à maioria do público.

Nos dias que correm, onde tudo tem que ser mostrado de forma rápida e onde o mundo está em constante mudança e comunicação, o facto dos informativos da RTP, SIC e TVI serem tão longos é uma barbaridade. Não se percebe como ao longo de todo este tempo, falo dos últimos anos, os diretores televisivos ainda não terem a noção que se começarem a oferecer outro tipo de programas naquelas horas o público se mostra aderente.

Meia hora de telejornais é o suficiente, ainda para mais quando estamos num país desenvolvido, onde o mundo da internet nos consegue levar a todo o lado. A par disto, para quem quiser saber e ter outro tipo de notícias, existem os canais informativos no cabo que poderão explicar melhor e com mais tempo as notícias do país e do mundo das últimas horas.

A lentidão com que as notícias são apresentadas aos portugueses pelos nossos canais de televisão só mostra o quanto a capacidade de arriscar e cortar com todo um passado existe. A par disto o facto da concorrência ser forte e onde o que um faz o outro tem de fazer, não se arriscando assim com outro tipo de oferta para aqueles horários, também mostra descaradamente o seu peso.

Eu defendo que trinta minutos seriam os suficientes para se informarem os telespetadores. Quem quisesse estar mais tempo a ver notícias com comentadores e entrevistados em estúdio, aí que procurem os canais no cabo porque eles existem por algum motivo.