Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

O Informador

Pensamentos que podem ser de qualquer um!

15
Nov17

Lustrum [Robert Harris]


O Informador

lustrum.jpg

Autor: Robert Harris

Editora: Editorial Presença

Edição: 1ª Edição

Lançamento: Julho de 2011

Páginas: 448

ISBN: 978-972-23-6044-9

Classificação: 4 em 5

 

Sinopse: Lustrum é o segundo volume da soberba trilogia sobre a vida de Cícero, o político e orador brilhante que viveu durante um dos períodos mais conturbados da história de Roma. 

Corre o ano de 63 a. C. e Cícero acaba de ser eleito cônsul, mas muitos são aqueles que cobiçam o poder - César, o seu rival implacável; Pompeu, o general mais importante da república; Crasso, o homem mais rico; Catão, um político fanático; Clódia, um playboy movido pela ambição; e Catilina, um psicopata que conspira contra Cícero e contra a própria república de Roma. O narrador é Tirão, secretário pessoal de Cícero ao longo de quase quatro décadas, e é através do seu olhar astuto que entramos nos meandros políticos da Roma Antiga, na finíssima e labiríntica teia de traições, intrigas, sedução e crueldade que a envolve. 

Com uma fundamentação histórica irrepreensível e um virtuosismo literário exuberante, Lustrum evoca a Roma de Cícero com uma vivacidade raramente conseguida.

 

Opinião: Lustrum é o segundo volume da trilogia sobre a vida de Cícero na sociedade romana e se a leitura de Imperium foi ganhando alento ao longo de cada etapa que ia sendo descrita pelo fiel escravo e amigo Tirão, com esta continuação o gosto pela vida do herói romano ganhou outro destaque. 

Em Lustrum o leitor é convidado a conhecer um Cícero numa nova fase da sua vida. Após o grande e excelente desempenho como orador, a ascensão política vai acontecendo até à conquista do Senado onde triunfou graças aos certeiros discursos onde conseguiu levar as votações para o lado que bem entendia, conseguindo com o seu método de persuasão através das palavras encaminhar quem seguia os seus ideais e quem também andava indeciso entre o caminho a seguir. Cícero conquistou multidões, enfrentou nomes bem sonantes de Roma, como é o caso de Catilina que foi um dos primeiros derrotados numa história real. Caminhando entre armadilhas e amaldiçoado por quem queria o seu lugar, Cícero é descrito nesta narrativa como um dos heróis de todos os tempos, um dos responsáveis por algumas mudanças políticas que o Mundo foi conhecendo ao longo dos tempos. 

Se numa primeira fase de Lustrum conhecemos o grande e todo poderoso Cícero que a maioria quer seguir, aos poucos o poder transforma as suas ideias e é ai que alguns dos que lhe são próximos conseguem virar o jogo, tendo o leitor a visão do tirano que este homem se transformou ao longo dos anos de poder. Robert Harris, o autor, sempre mostra um Cícero herói e mesmo quando o trajeto deste líder começa a entrar numa fase menos boa e descente, o leitor é convidado a continuar a ter uma noção de um Cícero frágil mas graças à capacidade de influência do autor não consegui ter qualquer pensamento menos bom sobre os atores deste romano em algum momento ao longo da leitura. Cícero pode ter feito muita coisa boa mas também conseguiu trilhar socialmente maus caminhos, tendo seguido um rumo de ditador para com os seus opositores onde a maldade aliada ao poder mostraram um ser sem escrúpulos que em Lustrum é bem embrulhado por Harris a favor da imagem de um herói. Do grande orador, ao grande cônsul e até chegar à queda correram poucos anos porque Júlio César, Pompeu e Crasso não se deixaram abater por este líder que tudo teve para tudo perder. 

14
Nov17

Luciana e as próximas Lyonniis!


O Informador

Grávida de seis meses, Luciana Abreu já revelou que as suas próximas filhas, fruto da relação que vive com Daniel Souza, não terão nomes tradicionais portugueses. A sério que a Lucy ainda acha que consegue surpreender ao escolher nomes para as suas filhas?

Após Lyonce e Layannii, filhas em comum com Yannick Djaló, alguém esperava que Luciana desse à luz uma Antónia e uma Maria? Claro que esta revelação não surpreende nada nem ninguém, só mesmo quem poderá ter achado que o novo casamento teria alterado a forma de pensar da cantora. 

14
Nov17

Convites duplos para A Bela e o Monstro [26.10.2017]


O Informador

a bela e o monstro.png

Mais um ano e uma nova temporada do musical de sucesso A Bela e o Monstro estreia para alegrar pequenos e graúdos ao longo de várias sessões do espetáculo que encanta o público pela magia tão bem conhecida de uma das melhores histórias de sempre.

De novo através da Yellow Star Company, este espetáculo, que já vi, volta assim a enfeitiçar o público que se dirigir até ao Auditório do Casino Estoril de 23 de Novembro a 17 de Dezembro para aplaudir este conto de fadas. Uma história que já foi adaptada inúmeras vezes e que reflete o Amor transmitido e vivido pelos sentimentos, deixando as aparências de lado.

Jeanne-Maria LePrince de Beaumont editou em 1756 A Bela e o Monstro e em pleno 2017 Paulo Sousa Costa e João Didelet adaptam e encenam este sucesso onde contam com Mara Prates, Luis Pacheco, Jorge Kapinha, Mafalda Teixeira, Patricia Candoso, Diogo Garcia, Anilson Eugénio, José Nuno e Júlio Mesquita num elenco que pretende surpreender quem se quiser deixar conquistar por este musical memorável. 

Para vos abrir o apetite tenho dois convites duplos para vos oferecer destinados à sessão de dia 26 de Novembro, Domingo, pelas 11h00!

13
Nov17

Atchim!


O Informador

atchim.jpg

Por aqui partilho, junto dos mais curiosos leitores deste singelo blog, que estou novamente engripado, umas semanas após ter passado uns dias complicados com frio, dores corporais e falta de paciência. Voltei a andar de lenço na mão, comprimidos para tomar e pastilhas para a garganta sempre pelas proximidades, isto de um dia para o outro e sem que esta gripe me tivesse enviado um aviso prévio de que estava a bater à porta!

Obrigado aos deuses todos poderosos das alergias, constipações e gripes! Estou deveras agradecido por me terem concedido tal estado por mais uns dias! Simplesmente Obrigado!

13
Nov17

Rita Pereira decotada nos MTVEma


O Informador

rita pereira decote.jpg

Rita Pereira quando quer sabe dar nas vistas e mais uma vez a atriz voltou a marcar posição com o seu bem destacado decote pela passadeira vermelha dos MTV Europe Music Award (EMA), que se realizou em Londres.

A rosto da TVI escolheu um macacão preto com várias transparências, de costas abertas e um decote em V para se apresentar perante o convite feito pela MTV Portugal para ser uma das representantes nacionais a marcar presença na gala. A atriz mostrou a sua boa forma fisíca pela Arena Wembley e as redes sociais rapidamente começaram a ter Rita Pereira como um dos nomes de destaque graças ao decote apresentado pela estrela portuguesa que fez suspirar os internautas de todo o Mundo que não se fizeram rogados através de comentários de elogio à boa forma física da atriz. 

12
Nov17

Já nasceu Alana Martina


O Informador

alana.png

Cristiano Ronaldo e Georgina Rodriguez já têm ao seu lado Alana Martina que nasceu na tarde de Domingo, 12 de Novembro. Georgina havia dado entrada no Hospital Universitário Quirón de Madrid ao início do dia e horas depois o jogador partilhou uma fotografia do casal com Cristianinho a dar a notícia sobre o nascimento do novo membro do clã Aveiro. 

«A Alana Martina acaba de nascer! Tanto a Geo como a Alana estão muito bem! Estamos todos muito feliz!», partilhou Ronaldo na sua publicação no Instagram. Alana é a quarta filha do jogador da Seleção Nacional que pediu suspensão nos dois jogos de preparação para o Mundial de Futebol de 2018 também porque o dia em que a sua filha estava para nascer estava marcado para este fim-de-semana.

O jogador do Real Madrid junta assim a Cristiano Júnior, de sete anos, e aos gémeos Eva e Mateo, que nasceram este ano, Alana Martina, filha da atual namorada do craque, Georgina Rodriguez. 

Mais sobre mim

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Comentários Recentes

  • O Informador

    Até agora estou a gostar da leitura que se torna b...

  • O Informador

    Irão sempre arranjar maneira de não fazerem a devo...

  • O Informador

    Euro a euro conseguirão lá chegar!

  • O Informador

    Não sei se a editora envia para o Brasil, mas pode...

  • Phocaontas

    Olaaa por acaso gosto mesmo muito de ler.. E amo r...

Mensagens

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D

Segue-me...

Facebook ___________________________________________________________ Instagram ___________________________________________________________ Twitter ___________________________________________________________ Pinterest Visita o perfil de O Informador no Pinterest. ___________________________________________________________ Goodreads
Envelhenescer
Três Homens Num Barco
Confissões de Inverno
O Templário Negro
Larga quem não te agarra
As Desaparecidas
Sentir
A Livraria
A Magia do Acaso
Hotel Vendôme
A Química
Não Gosto de Segundas Feiras
___________________________________________________________ BlogsPortugal
___________________________________________________________ Bloglovin Follow _____________________________________________________

 Subscreve O Informador