Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Informador

Pensamentos que podem ser de qualquer um!

10 alimentos consumíveis fora de prazo

10.03.15Publicado por O Informador

Notícias recentes revelam que existem alimentos que todos costumamos desperdiçar como lixo quando passam do seu prazo de validade. Ao que parece existem uma dezena de produtos que podem passar da validade e que continuam a estar em perfeitas condições de consumo. Ora vamos lá ver a lista e reflectir um pouco sobre se comeria ou não se soubesse que já estava fora da sua data aconselhada. 

Chocolate é aquele produto de que a maioria adora e que raramente chega pelas proximidades do seu final de validade. Não damos espaço para que o prazo termine, no entanto se tal acontecer parece que o podemos consumir na mesma, isto porque este produto ao ter manteiga e açúcar consegue um maior grau de preservação para além do estimado. Se comia depois da data... Não me parece!

Os Iorgurtes, outra coisa que não consumia fora de prazo, mas que consegue durar quase mais seis semanas sem perder a sua qualidade. Grande novidade esta que acabei de saber!

As Batatas fritas com o seu sal conseguem ficar conservadas durante mais tempo, o que aliado ao embalamento aumenta ainda um pouco mais o prazo estimado. Aqui talvez provasse o produto para perceber como estava, depois continuaria a comer ou não, dependendo do sabor e cheiro. 

Ketchup é outra coisa que não provava sequer. Primeiro por ser feito com demasiados conservantes e depois porque os molhos e eu não nos damos assim tão bem para me meter em alaridos fora de validade. Dizem que não faz mal, mas prefiro nem arriscar. 

Os Ovos, depois de colocados na bacia com água para mostrarem o seu bom estado de qualidade lá podem ser consumidos se afundarem. Caso contrário e mesmo estando dentro das datas é mesmo melhor não arriscar porque ovos é coisa com que não se deve brincar no que toca à comida. 

Pão não deve ser deitado fora, só se estiver com bulor ou algo do género. Quando os dias passam e o pão fica duro pode sempre ser reaquecido ou servir para uma boa açorda. Oh como gosto desta última parte sem ter de desperdiçar nadica de nada!

Agora o Arroz que depois de anos continua a ser próprio para consumo. Raramente estraga e não há que ter medo porque este cereal parece ter pilhas duracel no que toca ao seu estado de qualidade. 

As Frutas e Vegetais desde que não se mostrem podres podem sempre ser consumidas, já ao contrário e muitas vezes logo um dia depois da compra já estão incapazes para consumo. Fruta madura não dá por aqui, confesso!

Só notícias boas para não se desperdiçarem alimentos fora de prazo! As validades existem por recomendação mas o que é certo é que alguns dias depois a maioria dos produtos continuam em perfeitas condições para continuarem a ser consumido!

 

7 Comentários

Comentar Post